13/04/2011

CUENTO DE NAVIDAD: Uma pequena Obra-Prima de Paco Plaza



Já por 2005, 2006, um grupo de notáveis diretores espanhóis resolveu se unir e fazer sua versão regional da famosa série: MASTERS OF HORROR. A tal série foi batizada como: 6 PELÌCULAS PARA NO DORMIR. Dessa série gostei muito do filme de Alex De La Iglesia: LA HABITACIÓN DEL NIÑO e fiquei muito impressionado com o filme de PACO PLAZA: CUENTO DE NAVIDAD. O filme é ambientado nos anos 80 e tem muitas referências Pop da época. A história começa mostrando um bando de garotos se reunindo para ver o que um deles encontrou, um corpo de uma mulher vestida de Papai Noel que eles acreditam estar morta. Já temos aí uma referência clara ao Clássico STAND BY ME aka CONTA COMIGO, e também aos GOONIES. A única garota do grupo é interpretada por IVANA DOQUERO, que aparece como a menina de O LABIRINTO DO FAUNO. Um dos meninos é apaixonado pelo filme KARATE KID, em outro momento um deles aparece jogando o saudoso GENIUS... Com essa avalanche de citações, Plaza cria uma trama muito original e assustadora. O tema do Vodu e dos Zombies é muito bem integrado no roteiro, aparecendo  através de um seriado chamado Invasão Zombie, revelando a paixão do Diretor por filmes B de Zombies. Para quem ainda não viu o melhor é saber pouco sobre a trama e mergulhar nessa história embebida em nostalgia, com sequências impressionantes e inesperadas. O filme carrega a luminosidade e as composições estéticas típicas dos Teen Movies dos nãos 80. A atriz que interpreta a estranha mulher com roupa de Papai Noel é ótima, nada over nem tosca, uma grande interpretação, principalmente na parte final. Além da estética dos Teen Movies, Plaza explora outra referência típica dos anos 80, os Slasher Movies. Um filme de grandes qualidades, que surpreende principalmente os que não acham que Paco Plaza é bom Diretor solo, só funcionando em Dupla como no caso de REC.

3 comentários:

MarceloLima disse...

Legal. Vou atrás. Pq vc não coloca os links para baixar aqui? Abraço.

M.Carrard disse...

Como já comentei aqui, pretendo colocar um link com a lista dos downloads, ainda estou consreuindo o Blog. Aguarde. Muito obrigado pela mensagem.

Tony Sarkis disse...

Marcelo, depois que eu li sua análise sobre o filme, fui atrás e achei uma cópia com ótima qualidade e a assisti. Suas palavras caem como uma luva para descrever o tom nostálgico que o filme possui, lembrando também que na cena que o menino fica vendo através de seu binoculo a vizinha peituda, atrás dele aparece o poster do filme La Noche del Tierror Cego do Armando de Ossorio.
Um filme ótimo, altamente recomendado!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...